Apresentação

Por que sentimos alegria promovendo e praticando a solidariedade? A solidariedade é uma das mais eloquentes expressões humanas. A solidariedade nos mobiliza à prática do bem junto aos mais necessitados. A solidariedade nos inspira a reconhecer que fazemos parte da Criação Divina e, por isso, somos herdeiros da tarefa do cuidado da vida no conjunto de suas expressões e modos de ser.

O Relatório Bom Jesus Social 2021 resulta da desmedida disposição de tantos corações (gestores, docentes, funcionários administrativos, alunos e suas famílias) que identificaram na solidariedade o sentido e a alegria da partilha. Partilha de sonhos e esperanças, partilha de princípios e conhecimentos, partilha de alimentos, de roupas e de tantos outros donativos.

Cada registro e relato deste Relatório convida-nos a continuar promovendo o humanismo solidário uns com os outros e na sociedade em que vivemos. Humanismo solidário, sim, para aplacar a insensibilidade com os direitos humanos, a ferida do preconceito que ainda vitimiza tantos e tantas ou mesmo o fenômeno da pobreza e da desigualdade social. Humanismo solidário para precaver do abandono ou do desleixo as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Humanismo solidário para encantar e para contagiar a todos com a instauração da cultura da Fraternidade, tão querida e sonhada por São Francisco de Assis. Fraternidade que não se coaduna com a degradação social gerada pela corrupção, pela impunidade, pela falta de ética, pela violência, pela aceleração da vida no trânsito e no trabalho, entre tantos outros fatores que encobrem o sonho de dias melhores para todos.

Aproveito para agradecer a todos e todas que em 2021 se deixaram – em cada Unidade do Colégio Bom Jesus – inspirar pelo amor, pela compaixão e pela solidariedade e, por isso, foram motivo de alegria aos que estavam tristes; de saciedade aos que estavam passando fome; de calor aos vitimados pelo frio; de esperança aos que estavam destituídos do elementar para viver dignamente. Por tanto amor, por tanta compaixão e solidariedade, o Boníssimo Deus a todos e a todas abençoe com a graça da saúde, da alegria e da paz!

Agradecido,

Frei Claudino Gilz | Coordenador do Bom Jesus Social