Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdicou de seus bens em busca de uma vida austera, em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus.
O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).
Com a volta do padre Äuling para a Alemanha, os frades franciscanos assumem a direção da Escola, transferindo-a para a Rua Vinte e Quatro de Maio, no Centro de Curitiba (PR).
Escola é dividida em duas unidades: uma brasileira, mantida na Rua Vinte e Quatro de Maio, e outra alemã, na atual Praça Garibaldi.
É fundada a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, na Praça Rui Barbosa. Ao lado da igreja, dois anos depois, é estabelecida a sede da Escola.
No transcorrer da Primeira Guerra Mundial, as duas unidades da Escola – a brasileira e a alemã – são unificadas como Escola Senhor Bom Jesus.
Um grande incêndio destrói a sede da Escola. No entanto, o esforço e o empenho de toda a comunidade fazem com que um novo prédio comece a ser construído.
É inaugurada a nova sede da Escola, que passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.
Com o decreto federal de nacionalização, a Escola Alemã Católica fecha suas portas. Em seu lugar, é fundada a Academia de Datilografia Olympia, dando origem, mais tarde, à Escola Técnica de Comércio Senhor Bom Jesus.
É fundado o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.
É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.
Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas.
Na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), os frades franciscanos da Escola Senhor Bom Jesus iniciam as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que, no ano seguinte, passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas e torna-se vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.
É inaugurado o Teatro Bom Jesus, na Rua Vinte e Quatro de Maio, em Curitiba (PR), com capacidade para mais de 600 pessoas.
O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).
É criado o Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), responsável pelo planejamento curricular de todos os Colégios Bom Jesus.
É fundada a Valor Brasil, empresa socialmente responsável, com o propósito de incluir no mercado de trabalho os alunos egressos da primeira turma da Escola Bom Jesus Modalidade Educação Especial.
O Grupo Educacional Bom Jesus passa a contar com uma editora própria, a Editora Bom Jesus.
Um novo Centro de Distribuição é inaugurado em Curitiba (PR).
Nasce o projeto Bom Jesus Social. O Grupo Educacional Bom Jesus comemora 120 anos como instituição de ensino.
Têm início as atividades das novas unidades: Bom Jesus Carlos Démia, em Maringá (PR); Bom Jesus Pedra Branca, em Palhoça (SC); e Bom Jesus Itajaí (SC).
Com a pandemia de covid-19, o Grupo Educacional Bom Jesus se preocupou ainda mais em manter sua excelência. Para isso, reorganizou todo o ano letivo, investiu em inovação e construiu novas estratégias para apoiar seus alunos.
Em Curitiba (PR), é inaugurada a Unidade Bom Jesus Seminário.