Mensagem do presidente do Grupo Educacional Bom Jesus Texto

Temos a alegria de apresentar o Relatório Social do Grupo Educacional Bom Jesus 2023. Observamos que, durante este ano, foram realizadas diversas ações impactantes com o propósito de promover melhores condições de vida para pessoas em situação de vulnerabilidade social. No entanto, neste Relatório destacamos apenas algumas das principais atividades desenvolvidas nos projetos Bom Jesus Social e FAE Social.

Os projetos Bom Jesus Social e FAE Social se inspiram em Francisco de Assis que, impulsionado pela força divina e pelo amor misericordioso de Jesus Cristo aos pobres e doentes, não ficou indiferente diante do sofrimento de pessoas que vivenciam algum tipo de desamparo por parte da sociedade.

De fato, Francisco de Assis escutou atentamente a voz de Deus, dos pobres, dos enfermos e da mãe Terra. Escutar com o ouvido do coração, com o desejo de compreender, de valorizar, de respeitar e de cuidar do outro foi para o Homem de Assis um estilo de vida. Assim, é inerente ao carisma franciscano da Instituição um olhar atento e compassivo às pessoas desprovidas das necessidades básicas, que não se limitam ao alimento, à água, ao vestuário e ao abrigo, mas abrangem também as indigências físicas, psíquicas, culturais e espirituais.

Consequentemente, todas as atividades desenvolvidas nos projetos Bom Jesus Social e FAE Social materializam um dos aspectos essenciais da missão educadora do Grupo Educacional Bom Jesus, já que contribuem efetivamente para a construção de um humanismo integral e solidário e, em consequência, para a transformação da sociedade.

Ademais, salientamos que o Grupo Educacional Bom Jesus, além de inspirar-se nos valores e atitudes franciscanas, é signatário do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), de modo que a Instituição também está alinhada com os princípios desse Pacto, que reforçam nosso propósito de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.

Por fim, expressamos nossa sincera gratidão a todos os funcionários e alunos que estiveram engajados em nossos projetos sociais com amor, empatia, respeito e cuidado à vida do próximo. Afinal, o altruísmo e a filantropia são insuficientes quando não são acompanhados da gratuidade do amor.

Boa leitura a todos!

Frei João Mannes, OFM